Clareamento a laser dental
O clareamento a laser dental pode ser feito apenas em consultório e o resultado de dentes mais brancos já começa a se evidenciar na primeira sessão, que dura em média pouco menos de uma hora. Esse procedimento só pode ser realizado em consultório por conta do principal elemento clareador: o gel.
Usa-se um gel com concentração muito maior de ativo clareador, ou seja, não é algo seguro para se usar em casa, sem o acompanhamento profissional; o efeito é potencializado por uma fonte de luz, como LED ou o laser, sendo este último o mais popular.
São necessárias de duas a três sessões, normalmente, uma por semana, mas conforme mencionado já dá para sentir os resultados na primeira aplicação do clareamento dental.
O passo a passo do clareamento a laser dental
A primeira etapa em qualquer clareamento dental é realizar uma limpeza profunda no consultório, ou seja, a higienização dental feita pelo dentista.
Esse passo é super importante para a conquista do resultado final, pois evita que pequenas sujeiras causem um clareamento não uniforme deixando, dessa forma, o paciente com os dentes manchados.
Depois da limpeza, é iniciado o clareamento a laser dental:
- Primeiro é colocado um suporte plástico sob medida para proteger e não prejudicar a gengiva com os agentes clareadores;
- Depois é aplicado o produto que possui a ação clareadora nos dentes: peróxido;
- Em seguida, é disparado o laser para fazer o produto clareador agir;
- Depois de um tempo para certificar-se da proteção da gengiva, é removida a mascara protetora.
Esse procedimento se repete por aproximadamente três sessões, dentro do clareamento a laser dental, mas pode variar, principalmente no que diz respeito a cor original da dentina ou do tipo como o clareamento dental com moldeira.
O que não se pode comer depois do clareamento a laser dental
Não é à toa que alguns alimentos não podem ser ingeridos durante e depois do clareamento a laser dental. Acontece que os dentes ficam amarelados justamente por causa de pigmentos presentes na composição de alimentos como molho de tomate, açaí, beterraba etc.
Assim, se enquanto o paciente realiza o clareamento de dente a laser ele não fizer uma dieta rigorosa de modo a evitar comidas e bebidas com corantes, o resultado vai ser comprometido.