Clareamento dental com moldeira
Ter o sorriso perfeitamente branco depende diretamente da sua alimentação. Mesmo que você realize clareamentos com dentistas, o que gera desgaste para o esmalte do seu dente, provocando sensibilidade e outros perigos a saúde dos seus dentes, como o surgimento de cáries, se você voltar a consumir produtos como café, ou outros itens da alimentação cotidiana que escurecem os dentes, seu clareamento de nada adiantará.
Afinal, o esmalte é a proteção natural do dente, e nos procedimentos químicos essa proteção é desgastada, fazendo com que ocorram problemas como dor, causada pela sensibilização do dente, impedindo que a pessoa faça consumo de bebidas muito quentes ou muito frias.
O clareamento dental com moldeira caseiro exige paciência
Embora seja a preferência de muitos dentistas, o método exige disciplina. Isso porque a moldeira deve ser usada todos os dias, por um período médio de três semanas. O tempo de uso varia de acordo com a substância clareadora escolhida para o tratamento do clareamento dental com moldeira e com a condição original do dente, podendo ser de 30 minutos até oito horas diárias.
Alguns alimentos são proibidos durante o clareamento dental com moldeira, isso porque os dentes ficam mais permeáveis e, dessa forma, a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Entre os proibidos estão:
- Suco de uva;
- Vinho tinto;
- Refrigerantes à base de cola;
- Café;
- Chás;
- Beterraba.
Além disso, o cigarro é outro vilão do clareamento, pois a nicotina amarela os dentes.
Como é o processo de clareamento dental com moldeira?
Para começar o clareamento dental com moldeira, por mais que o processo seja caseiro, é preciso consultar um dentista, pois é ele quem confeccionará a moldeira, com o formato de sua arcada dentária, e providenciará o gel clareador, responsável pelo clareamento.
O dentista também é responsável por dar orientações sobre como aplicar, por quanto tempo utilizar, a quantidade correta de gel a usar, etc. Todos esses fatores variam de acordo com o seu caso, portanto, não espere encontrar uma fórmula mágica na internet nem siga orientações de colegas ou familiares que já fizeram o processo.
Também, não tente agilizar o processo aplicando mais gel do que o orientado pelo dentista ou usando-o por mais tempo que o recomendado: usar em quantidade indevida ou por mais tempo que o indicado pode trazer riscos à sua saúde, como sensibilidade dentária, queimaduras na gengiva e até inflamação dos nervos e vasos sanguíneos dos canais.