Clareamento de dente a laser
Uma dúvida frequente que muitas pessoas têm envolve o clareamento de dente a laser, seus riscos, vantagens e técnicas. Bom, de modo geral, o objetivo do clareamento de dente a laser é diminuir o número das moléculas de pigmentos internas ligadas à estrutura dos dentes, fazendo-os refletir mais luz e, dessa maneira, aparentar serem mais claros, de modo a chegar na tonalidade branca.
Na realidade, existem diversas técnicas que podem ser usadas para esse fim, embora todas elas utilizem o oxigênio livre como agente clareador e viabilizador do resultado final.
O clareamento dentário a laser é o que demonstra maior popularidade. As variáveis dos métodos, principalmente do clareamento de dente a laser, são as concentrações, o tempo de contato entre o gel contendo o clareador (peróxido) e o dente, e a maneira de aplicar.
Como é o processo do clareamento de dente a laser?
O clareamento a laser só pode ser administrado por um cirurgião dentista, isso porque o gel clareador usado tem elevada concentração de peróxido - o agente ativo normalmente é o peróxido de hidrogênio, contendo 35% de potência, o qual não deve entrar em contato com a gengiva porque é cáustico.
Durante o procedimento no consultório, os lábios são afastados e a gengiva é protegida por meio do uso de uma resina fotopolimerizável, que endurece com uma luz azul do tipo L.E.D. (Luz Emitida por Diodo).
Depois, sobre os dentes secos é aplicado o gel, por meio do disparo do laser, e o tempo de aplicação é estipulado pelo profissional ao analisar a sensibilidade e cor natural do dente.
Outras características do procedimento de clareamento de dente a laser são:
- Tratamento indolor;
- Sem uso de anestesia;
- Sessões de 45 minutos, normalmente;
- Duração total de aproximadamente 3 semanas.
O clareamento de dente a laser causa sensibilidade?
O clareamento de dente a laser, feito em consultório sob administração de um profissional, conforme mencionado, pode sim deixar os dentes sensíveis. Isso porque nesse tipo de branqueamento, o peróxido de carbamida é muito mais concentrado.
Dessa forma, age de maneira mais agressiva, ocasionando uma possível sensibilidade durante o tratamento, não afetando no clareamento dentário quanto custa
No entanto, a sensibilidade apresentada é passageira e comum, em poucos dias após o clareamento de dente a laser o paciente sentirá seus dentes normais, bonitos e sem nenhum desconforto.