Como funciona o implante dentário superior
Muitas pessoas pesquisam a respeito de implante dentário superior quando estão procurando alternativas para substituir dentes perdidos na arcada superior.
O procedimento consiste em implantar um pino de titânio diretamente na gengiva do paciente, de forma que ele imite uma coroa dental e possa sustentar uma prótese dentária.
Hoje em dia o implante dentário superior está entre os procedimentos mais tecnologicamente desenvolvidos na odontologia, feito em ambiente cirúrgico e com aplicação de anestesia local para aumentar o conforto do paciente durante a operação.
A recuperação hoje em dia é muito mais simples, visto que os analgésicos de prescrição livre ajudam bastante e são acessíveis a todos.
As próteses colocadas após um implante dentário superior também se beneficiaram muito dos avanços odontológicos, de forma que são praticamente idênticas aos dentes naturais tanto em aparência como funcionalidade.
Procedimento e recuperação em implante dentário superior
Apenas um cirurgião dentista qualificado pode conduzir um paciente por um implante dentário superior de forma correta. O primeiro passo é marcar uma consulta com o profissional para que ele examine a boca do paciente, e verifique se há tecido ósseo suficiente para sustentar um implante.
Caso o paciente tenha dúvidas sobre o valor do procedimento, é possível perguntar ao dentista: "Implante dentário quanto custa em média?". O profissional poderá explicar sobre os valores e opções de tratamento disponíveis.
Isso é necessário antes de um implante dentário superior pois quando um dente é perdido, a região da gengiva abaixo dele sofre retração e consequentemente perda óssea, exigindo em muitos casos um enxerto ósseo para aumentar a sustentação do local e permitir a cicatrização correta do pino.
Por se tratar de uma pequena cirurgia, o implante dentário superior exige que o paciente tome alguns cuidados após o procedimento para que a recuperação seja tranquila e a cicatrização correta.
- Repouso absoluto por uma semana;
- Evitar abaixar a cabeça do nível dos ombros;
- Aplicar compressas geladas para minimizar inchaços;
- Consumir alimentos na consistência líquida ou pastosa.
Cuidando dos novos dentes
Após o implante dentário superior, será necessário adotar alguns cuidados para preservar as próteses. Valem os mesmos para todos os dentes, que são usar fio dental diariamente e escovar os dentes três vezes ao dia.
Além disso, vá ao dentista uma vez a cada seis meses, ajudando na adaptação a prótese e prevenindo outros problemas.