Cirurgia de implante dentário resgata sorriso completo
A falta de dentes na boca é uma situação incômoda. A condição afeta a mastigação e a fala, além de deixar as pessoas inseguras de sorrir e falar abertamente.
O implante dentário é uma alternativa para a substituição de dentes de forma segura, isso porque as raízes são substituídas por pinos de titânio e os dentes confeccionados em resina ou porcelana.
A técnica é superior em comparação com as próteses removíveis e fixas, normalmente consideradas desconfortáveis e dolorosas.
Como são colocados os pinos
O procedimento mais convencional de instalação do implante dentário é considerado simples. Ela se inicia com a aplicação da anestesia local das arcadas em que os pinos de titânio ficarão.
Após a anestesia, o dentista realiza um corte na gengiva, revelando o leito ósseo, que será perfurado progressivamente com brocas, permitindo o melhor encaixe para cada formato de implante.
Com as cavidades abertas, os pinos são inseridos. O implantodontista, por fim, coloca uma tampa de proteção nos pino, suturando a gengiva.
Nessa técnica convencional, os pacientes não saem do consultório com os dentes definitivos. Eles recebem próteses provisórias para realizar as atividades do cotidiano.
Alguns cuidados devem ser tomados durante o pós-operatório para que o procedimento não seja perdido:
- Escovação cautelosa após as refeições, ou três vezes por dia;
- Evitar o fumo para que a cicatrização não seja afetada;
- Não ingerir alimentos duros;
- Visitas regulares ao dentista.
Métodos de implante dentário
O implante dentário possui métodos que repõem totalmente ou parcialmente os dentes da boca.
A escolha pela melhor abordagem será feita por um profissional, analisando também a estrutura óssea do paciente.
Isso porque se não houver um maxilar ou mandíbula adequados, é preciso que um enxerto ósseo seja feito.
Com a certeza da continuidade dada pelo dentista, ele pode escolher entre três técnicas: ósseo integrado, prótese protocolo e overdenture.
A primeira é utilizada para dentes unitários. Os pinos são fixados em uma cirurgia, e, após quatro ou seis meses, uma nova operação é feita para que os dentes sejam conectados.
O implante dentário do tipo prótese protocolo substitui todos os dentes de uma arcada de forma fixa, o que significa que o paciente não poderá retirá-la para fazer a limpeza.
No entanto, esse modelo confere uma grande estabilidade por estar segura em quatro a oito pinos de titânio.
Já o implante dentário overdenture é um dispositivo removível que simula a dentadura, e que é possível ser feita a higienização.
No entanto, diferentemente do formato em prótese, a overdenture possui estabilidade por ter uma barra metálica que a segura em dois a seis pinos.