Clareamento dentário a laser
O objetivo do clareamento é diminuir o tamanho das moléculas de pigmentos internas à estrutura dos dentes, fazendo-os refletir mais luz e, assim, aparentar serem mais claros.
Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para esse fim, embora todas elas utilizem o oxigênio livre como agente clareador final. Variam as concentrações, o tempo de contato entre o gel contendo o clareador (peróxido) e o dente e a forma de utilizar.
Em dentes vitais (que não tiveram canais tratados), o melhor resultado do clareamento dentário a laser é obtido através da associação de técnicas, ou seja, a combinação do clareamento ambulatorial ou de consultório (conhecido popularmente como clareamento a laser) e o clareamento com moldeiras (conhecido popularmente como clareamento caseiro).
Contra indicações do clareamento dentário a laser:
- Dentes manchados por tetraciclina;
- Problemas de formação do esmalte;
- Pacientes com problemas periodontais;
- Sangramento na gengiva.
Os dentes ficam completamente brancos no clareamento dentário a laser?
A expectativa do paciente de ficar com dentes 100% brancos nem sempre é atingida. Normalmente o clareamento consegue atingir uns 2 ou 3 tons a menos do que os dentes já estavam, o que já melhora muito!
Além disso, tudo depende da matiz de base dos dentes. O miolo do dente pode ter uma coloração mais acinzentada, amarelada ou branca, e isso se reflete na cor. Portanto, uma pessoa que tem os dentes acinzentados ou amarelados não consegue chegar a um branco completo, sempre ficará um pouco da cor de fundo aparecendo. No entanto, na maioria das vezes é um detalhe da cor que só o dentista consegue perceber.
Qual a duração do resultado do clareamento dentário a laser?
A duração do clareamento dentário a laser depende muito dos hábitos do paciente. Normalmente eles podem durar de um a dois anos, mas isso depende muito do que o paciente come.
Normalmente, o consumo de alimentos com muitos pigmentos ou ácidos podem ajudar a manchar mais os dentes, portanto quem os consome perde o resultado mais rápido. Fumantes também costumam ter resultados menos duradouros, já que o cigarro mancha os dentes e pode até prejudicar a eficácia do clareamento dental enquanto ainda está sendo feito.