Como funciona os tipos de tratamento clareamento dental
O tratamento clareamento dental nada mais é que uma técnica a qual utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes motivos, como por exemplo:
- Ingestão frequente de alimentos com corantes naturais ou artificiais;
- Hábito de fumar, pois o tabaco é um elemento que escurece a dentina;
- Má higienização dos dentes.
Além disso, o tratamento clareamento dental também tem como função promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos. Esse procedimento estético só pode ser recomendado e acompanhado pelo cirurgião dentista, o qual aplica um produto sobre os dentes que clareia a coloração deles, no caso do clareamento a laser, ou se o paciente optar pelo clareamento caseiro, a aplicação é feita em casa.
Tratamento clareamento dental a laser
O clareamento a laser é feito por meio da aplicação de um gel clareador que tem uma formulação ácida a qual pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas.
Esse gel, com o disparo do laser, entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Dessa maneira, o oxigênio livre elimina as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado.
As moléculas permitem que o dente tenha uma reflexão de luz mais significativa, de modo a se mostrar mais branco. O tratamento clareamento dental a laser, normalmente leva cerca de três sessões, nas quais o paciente precisa ir até o consultório do dentista, levando aproximadamente 45 minutos cada sessão.
Tratamento clareamento dental caseiro
O tratamento clareamento dental feito em casa, envolve um procedimento que na maior parte do tempo é realizado pelo próprio paciente, que coloca o agente químico dentro de uma moldeira feita sob medida e a aplica sobre os dentes, normalmente durante as horas de sono.
O agente clareador, assim como a moldeira são fornecidos pelo cirurgião dentista, que orienta e supervisiona a evolução do tratamento clareamento dental por meio de visitas periódicas do paciente ao consultório.
De modo geral, o clareamento dental caseiro dura cerca de 14 dias e é frequentemente escolhido por gerar menos sensibilidade.