Sobre a prótese protocolo
Pessoas que fazem uso de prótese parcial removível ou dentadura tem algumas limitações e enfrentam problemas como: dificuldade para mastigar, falar e baixa autoestima.
Felizmente, se o paciente desejar ele pode reverter essa situação substituindo esses métodos antigos por outros procedimentos como a prótese protocolo.
Esse procedimento oferece uma série de escolhas a serem feitas pelo paciente, uma delas é a escolha do material, isso influencia muito na durabilidade e adaptação da prótese protocolo no organismo.
A escolha do material
Os principais materiais utilizados são o acrílico e a porcelana, o ideal é conversar com um dentista para saber qual o material mais indicado para o seu perfil e objetivos desejados.
O número de implantes dentários e a forma como a prótese protocolo será fixada sobre eles também são fatores a serem analisados e decididos, portanto, é preciso que o paciente entenda sobre o procedimento e as opções oferecidas pela prótese protocolo.
Existem três opções de materiais para a realização da prótese protocolo, são eles:
- Resina acrílica sobre estrutura em metal: essa é a técnica mais comum e a mais acessível. Esse tipo de material não causa grandes impactos ao osso que suporta os implantes dentários, portanto, é ideal para pacientes com pouca quantidade ou a baixa qualidade do osso;
- Porcelana (cerâmica odontológica) sobre estrutura em metal: mais comum em tratamentos com facetas em resina. Os resultados e a durabilidade são muito superiores. Esse material além de oferecer excelentes resultados estéticos também pode ser encontrado por preços acessíveis;
- Porcelana sobre estrutura em zircônia: essa técnica é a mais durável e é recomendada para pessoas com dentadura fixa sobre implantes. As vantagens são oferecidas graças a substituição da estrutura interna de metal pela zircônia;
- Zircônia pura: além da alta durabilidade os resultados estéticos são excelentes. A confecção de modelos feitos nesse material é feita de forma digital e computadorizada.
Tipos de retenção
Esse é o momento de escolher a melhor forma de ter conforto e estabilidade. A forma como a prótese protocolo é presa sobre os implantes influencia nesses fatores, portanto, essa escolha deve ser feita com certo cuidado.
Existem procedimentos de prótese protocolo mais indicados de acordo com a quantidade de implantes que será utilizado, a forma da arcada dentária do paciente e a capacidade de realizar a higienização.