Prótese mandibular
A reconstrução óssea do osso mandibular é um trabalho para o cirurgião Buco-Maxilo-Facial e requer conhecimento científico além de muita habilidade.
Felizmente, há diversos métodos de reconstrução, por meio do uso de enxerto ou materiais aloplásticos. A prótese mandibular, aliás, é um dos elementos em maior desenvolvimento e uso para casos clínicos de reconstrução mandibular, onde utiliza-se a prótese de titânio customizada por meio de modelo de prototipagem.
Durante exames físicos os pacientes que precisam da prótese mandibular normalmente apresentam os seguintes sinais: assimetria facial, perda de suporte do tecido mole do lado direito da face e desvio mandibular para o lado direito durante a abertura da boca.
Quando realizado exames de imagem, pode-se notar defeitos ósseos estendendo-se do corpo da mandíbula ao processo condilar.
A partir de modelos de prototipagem é possível realizar a confecção da prótese de titânio customizada para a reconstrução de tal desarmonia na mandíbula, incluindo a possibilidade de utilização de implante odontológico.
Quando é necessário implantar uma prótese mandibular
Uma prótese mandibular pode aumentar o tamanho do osso mandibular e acabar por realizar o estiramento dos tecidos moles. O resultado é o rejuvenescimento do paciente, marcando e delineando a mandíbula.
Mas na realidade são diversos os motivos pelos quais alguém pode precisar de uma prótese mandibular, por isso é preciso contar com a orientação de um profissional.
Alguns pacientes nascem com o queixo um pouco para trás, sem definição. Mas, para que a cirurgia ocorra, dois exames são necessários para atestar a necessidade: um de tomografia computadorizada em 3D e outro de cefalometria.
Esse último serve como instrumento de documentação, atestando posteriormente a evolução do tratamento.
Alguns dos sintomas que levam as pessoas a procurarem por uma prótese mandibular são:
- Dificuldade ao falar ou mastigar;
- Ter travamento ao abrir a boca;
- Zumbido ou dor no ouvido;
- Dor nos maxilares e face;
- Pressão atrás dos olhos.
Como ocorre a cirurgia para implante da prótese mandibular?
A cirurgia para colocação da prótese facial é feita por meio de incisões pelo lado de dentro da boca, por isso, o aspecto é muito natural, não deixando qualquer cicatriz aparente.
Os exames realizados antes do procedimento, servirão ainda para saber o tamanho exato da prótese, que é escolhida de acordo com os padrões faciais de cada paciente.
Sendo assim, o encaixe é perfeito, possibilitando um aspecto muito natural e tornando a face simétrica.