O prontuário eletrônico do paciente
O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é uma forma tecnológica de registrar, armazenar e controlar as informações dos pacientes muito utilizada em instituições de saúde.
O prontuário eletrônico do paciente permite que as chances de erros sejam menores, os recursos sejam constantemente atualizados e a segurança de armazenamento seja maior.
Além disso, através do prontuário eletrônico do paciente é possível aperfeiçoar o atendimento nas clínicas e organizações médicas.
A segurança do armazenamento de dados da saúde é um fator de grande preocupação dos usuários, que veem isso como um diferencial das instituições.
O prontuário eletrônico do paciente é considerada a ferramenta mais moderna e importante quando falamos em gestão de clínicas e instituição de saúde porque além de oferecer recursos aos médicos beneficia também os usuários.
Os benefícios proporcionados pela tecnologia
Cada vez mais a tecnologia se consolida no mercado e se expande cada vez mais, dessa forma permite que os profissionais da área da saúde mantenham seus registros atualizados com os dados do paciente e isso facilita na hora de dar o diagnóstico.
Por isso as instituições que adotam o prontuário eletrônico do paciente são consideradas melhores e são mais escolhidas pelos usuários. As principais vantagens desse serviço são:
- Aumento da receita;
- Redução de burocracia;
- Melhoria nas práticas médicas;
- Melhor comunicação e atendimento dos pacientes.
Como funciona o PEP?
O prontuário eletrônico do paciente funciona da seguinte forma: A informação de cada paciente deve ser coletada individualmente e registrada no prontuário eletrônico do paciente.
Esse registro permanece no sistema eletrônico e, dessa forma, todos os hospitais, clínicas, laboratórios e agências de seguro de saúde tem acesso a essas informações do paciente. Isso evita a necessidade de o paciente dar suas informações cada vez que visita algumas dessas instituições.
O prontuário eletrônico do paciente ainda precisa de alguns aperfeiçoamentos, em primeiro lugar ele precisa ser mais conhecido e explorado. As formas de utilização desse sistema ainda não são claras para seus usuários. portanto, ele não é explorado de forma que todas suas vantagens sejam aproveitadas.
Para que o prontuário eletrônico do paciente traga vantagens é preciso entender as vantagens oferecidas por ele e saber utilizá-lo.