A importância da odontologia infantil
A odontologia infantil, mais conhecida como odontopediatria é a área da odontologia destinada a cuidar dos dentes dos bebês e das crianças. Se você tem filhos, provavelmente leva-los para consultar com um pediatra regularmente e sabe da importância de cuidar de todos os aspectos da sua saúde.
Mas você sabia que também deve levá-los ao odontopediatra com a mesma frequência? Saiba mais sobre a importância da odontologia infantil e a visita a uma clínica dental nesse texto.
O que faz a odontologia infantil?
Mesmo antes da criança nascer, é importante que a gestante visite o odontopediatra e uma clínica odontológica sp ou próxima a você, pois é importante receber instruções sobre cuidados com a limpeza da gengiva dos bebês, mas além disso, existem outras funções que a odontologia infantil desempenha e que são importantes para a saúde da criança.
- Ensina a criança, de maneira lúdica e simples, a cuidar dos seus dentes e criar uma rotina de higiene eficaz;
- A odontologia infantil acompanha o nascimento dos dentes de leite e a troca de dentição;
- Identifica problemas de mastigação, de fala e disfunções bucais;
- Acompanha o desenvolvimento da mandíbula e possíveis desvio e disfunções;
- A odontologia infantil identifica o bruxismo, desgastes de esmalte e indica o melhor tratamento;
Sendo assim, com os pais ela ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e indica alimentos que devem ser evitados para manter a saúde da gengiva e dos dentes, recomendando a melhor escova, fio dental e creme dental melhor para as crianças, inclusive um sem flúor que pode ser ingerido pela criança.
Por fim é importante reforçar que esse acompanhamento evita a fluorose, distúrbio causado pelo excesso de flúor e que causa manchas brancas nos dentes.
Mais informações sobre a odontologia infantil
O odontopediatra, antes de se especializar, é um dentista geral, por isso pode acompanhar a criança dos primeiros anos, passando pela adolescência e vida adulta em sua clínica odontologia.
Quando a criança não é acompanhada desde os seis meses é importante que ela vá antes dos 1 ano de idade para que o nascimento dos dentes seja acompanhado de perto.
Além dessas atribuições, ir a um consultório de odontologia infantil evita com que a criança e o futuro adulto tenha traumas e habitue-se a visitar o dentista do mesmo jeito que visita os médicos de outras especialidades.