Dicas de manutenção de aparelho ortodôntico
Seguir o passo a passo do cronograma de manutenção de aparelho ortodôntico é algo muito indicado para que o tratamento ocorra tranquilamente e tenha os melhores resultados possíveis.
Muita gente odeia ter que usar aparelho, portanto seguir fielmente as recomendações do dentista pode permitir que se veja livre do aparelho o mais rápido possível e com a mordida na posição correta.
É muito importante que a manutenção de aparelho ortodôntico seja feita exclusivamente por um dentista qualificado, visto que o aparelho é uma estrutura relativamente sensível.
Essa recomendação é valida especialmente caso o aparelho se rompa ou quebre, visto que se o paciente tentar consertá-lo sozinho pode danificá-lo permanentemente e até se machucar.
Como funciona a manutenção de aparelho ortodôntico?
Antes de saber mais a respeito da manutenção de aparelho ortodôntico, é necessário entender como ele funciona. A estrutura básica de um aparelho são bráquetes, estruturas metálicas uma para cada dente, que são tensionados por arcos de metal semelhantes a arames, responsáveis por lentamente colocá-los na posição correta.
Os bráquetes e os arcos são ligados pelas famosas borrachinhas, que podem ser ou não coloridas.
A manutenção de aparelho ortodôntico tem duas principais finalidades, a primeira é trocar periodicamente as borrachinhas, de forma que sua força elástica esteja sempre otimizada.
A outra consiste na troca periódica dos arcos de metal, de forma que o diâmetro do arco vá se ajustando para a mordida do paciente ao longo do tempo. Existem os aparelhos auto-ligáveis em que as borrachinhas não são utilizadas, mas a manutenção ainda vale para a troca dos arcos.
O paciente também precisa seguir algumas recomendações, algo como uma "manutenção de aparelho ortodôntico caseira", são elas:
- Higienizar o aparelho após cada refeição;
- Usar fio dental diariamente;
- Higienizar o céu da boca;
- Evitar alimentos desfiados ou excessivamente açucarados.
Cuidando dos dentes com um profissional
Não pense que as visitas ao consultório do dentista devem ser feitas apenas para a manutenção de aparelho ortodôntico. O contato periódico com o profissional traz diversos benefícios para a saúde bucal, evitando que o paciente desenvolva diversas condições ruins.
Para isso, o recomendado é uma ida ao dentista a cada seis meses, mesmo que for apenas para consulta de rotina.