Facetas de porcelana podem combater bruxismo
Os desgastes que acometem os dentes em função do bruxismo nem sempre estão relacionados a sintomas de dor ou à limitação na hora da abertura da boca.
Sem apresentar sintomas, a evolução do bruxismo pode ser lenta e contínua e causar desgastes no dente por anos, levando muitas pessoas a sequer procurarem um dentista de modo a combaterem esse problema.
As facetas de porcelana podem ser a solução para as alterações profundas na forma dos dentes em razão do bruxismo.
As restaurações com resinas ou facetas de porcelana podem não ser mais indicadas ao tratamento quando o grau de destruição dos dentes é avançado.
Desafios no tratamento
O paciente que busca fazer um tratamento com facetas de porcelana traz aos dentista um desafio maior quando possui grau avançado de bruxismo, pois a força de sua mordida é muito intensa (de 5 a 6 vezes superiores às mordidas normais).
Os tipos de bruxismo são diversos:
- Bruxismo noturno;
- Bruxismo leve;
- Bruxismo moderado;
- Bruxismo severo.
Fazendo a restauração
As restaurações com resina composta são uma opção prática e de baixo orçamento para que os dentistas consigam fazer a recuperação dos dentes afetados pelo bruxismo.
Esse tipo de material antes era evitado nos casos das restaurações, mas hoje ele já possui a resistência necessária para ser utilizado em dentes molares e nos pré-molares, abrindo mão assim do uso de restaurações metálicas.
O uso de facetas de porcelana também é útil para pacientes que busquem um tratamento odontológico e estético de uma maneira mais ampla, podendo corrigir espaçamentos disformes de dentes, ou então reverter casos de amarelamento ou escurecimento do dente em função de maus hábitos. A estética odontológica também se dispõe de uma série de outros procedimentos que deixam o sorriso mais bonito e convidativo.
Após o colocamento de facetas de porcelana, cabe ao paciente manter hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo e o consumo exagerado de cafés, chás ou vinhos tintos, por exemplo, bem como manter a escovação e o uso do fio dental.
Outra maneira eficaz de ter certeza que o tratamento durará até mais de 10 anos é fazer visitas regulares a um dentista.