Tratamento exercido por um especialista em canal
Pessoas com sintomas de dor de dente, sensibilidade à temperaturas quentes e frias, dor pulsátil, sensibilidade ao mastigar e dor irradiada para outros dentes devem procurar um especialista em canal imediatamente.
Em caso do aparecimento de um ou mais desses sintomas, o tratamento de canal será necessário ser feito, pois a polpa dentária está infeccionada, devido à dente quebrado, cárie profunda ou dano causado por causa de impacto forte no dente.
O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado na parte interna dele. Se essa polpa for danificada, infeccionada ou até mesmo morta, ela deve ser removida antes que algo permanente e sem oportunidade de tratamento venha a acontecer.
O espaço resultado dessa remoção deve ser limpo, e preparado para receber o preenchimento. É curioso dizer que, antigamente, esse procedimento não existia, e em casos como esse, o dente era extraído completamente.
Como funciona o tratamento feito pelo especialista em canal?
O tratamento de canal consiste nos seguintes passos:
- Raio X;
- Anestesia local;
- Abertura e remoção da polpa;
- Preenchimento.
Primeiramente, é necessário o paciente passar pelo exame de Raio X para que o dentista veja corretamente aonde está localizado o canal. Feito isso, inicia-se o tratamento.
É aplicada uma anestesia local no dente afetado, para em seguida, remover a polpa. Com a remoção, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, preparados para que ocorra o preenchimento.
Se for necessária mais de uma consulta para o tratamento ser concluído, é inserido uma restauração temporária para proteger o local.
Retornando ao consultório, essa restauração será eliminada dando lugar ao preenchimento. E, para finalizar, é colocada uma coroa dentária para restaurar o formato e conferir uma aparência natural.
Se o dente estiver muito fraturado pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa. Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento feito pelo especialista em canal não é mais doloroso que uma restauração, por exemplo.
Durabilidade do resultado
A durabilidade do resultado do que o especialista em canal fez pode durar a vida toda. Mas isso irá depender da higiene bucal que o paciente terá dali para frente, pois os dentes não se tornam isentos do aparecimento de cárie, aqueles que passaram pelo tratamento.
Uma boa higiene bucal consegue prevenir isso e fornecer uma durabilidade muito maior ao resultado.