Dor dente canal inflamado: qual o tratamento necessário?
O tratamento para dor dente canal inflamado é o típico tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado para pacientes que tiveram a polpa dentária infeccionada por causa de dente quebrado, cárie profunda ou até mesmo algum dano ao dente causado por causa de um impacto extremamente forte. Em casos como esse, é necessário que seja retirada a polpa do dente.
A polpa é um tecido encontrado na parte interna do dente. Por esse motivo o tratamento de dor dente canal inflamado é tão específico e trabalhoso.
Ao ser infeccionada, a polpa precisa ser removida e o espaço deixado por ela deve ser limpo, preparado e preenchido novamente.
Esse tratamento não existia alguns anos atrás, deixando casos como esse a serem resolvidos à base de extração completa do dente.
Como funciona o tratamento de dor dente canal inflamado?
O tratamento de dor dente canal inflamado consiste em alguns passos a serem feitos.
- Raio X;
- Anestesia local;
- Remoção da polpa;
- Preenchimento.
Antes de dar início a qualquer procedimento cirúrgico, o dentista faz um exame de Raio X para ter certeza de em qual dente está o canal. Feito isso, é iniciada a cirurgia tratamento de canal dentário
Primeiro é aplicada a anestesia local na região do dente afetado, para, em seguida, fazer a remoção da polpa. É feita uma abertura na parte superior do dente, o que irá permitir que a polpa seja removida e o espaço pulpar e os canais esvaziados, alargados e limados.
Isso é feito para deixar o espaço preparado para o preenchimento. Caso mais uma visita seja necessária para prosseguir o tratamento, é feita uma restauração temporária com o intuito de proteger o dente enquanto não é feito o retorno.
Quando retornar, essa restauração é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos definitivamente. Para finalizar, uma coroa dentária é colocada para o formato e a aparência natural dos dentes retorne.
Cuidados necessários após o tratamento de dor dente canal inflamado
O tratamento dentário canal pode ter durabilidade de uma vida inteira. Mas, para isso, é preciso que o paciente pratique sempre uma boa higiene bucal, escovando os dentes 3 vezes ao dia e usando fio dental ao menos 1 vez.
Isso ajuda com que não venha a aparecer cáries novamente, e os previna de problemas futuros. Visitar o dentista regularmente é uma recomendação necessário também, além de evitar mastigar alimentos duros demais.