Dentes cariados são problema a ser combatido
No português popular, algumas pessoas tendem a chamar dentes cariados de dentes podres, mas essa é uma expressão que deve ser evitada.
Na verdade, dentes cariados são um dos mais corriqueiros e tradicionais problemas de saúde bucal registrado nas pessoas, que por desinformação ou desatenção, acabam tendo alimentação desregrada ou fazendo de maneira incorreta ou ineficaz o uso da escova de dentes e do fio dental.
Dessa forma, se torna mais corriqueiro que os dentes cariados apareçam e, quando não é feito o tratamento de canal, podem até mesmo ser removidos. Mas é um problema comum que dentistas estão acostumados a lidar.
Sintomas de dentes cariados são visíveis
O ideal é que se faça uma visita semestre ao seu dentista, mas como muitas pessoas acabam por alguns fatores optando por ir ao profissional somente em casos de necessidade, a manutenção periódica acaba não acontecendo.
É através dela que dentes cariados podem ser facilmente identificados em seu início. No entanto, alguns dos sintomas são perceptíveis:
Sensibilidade e dor nos dentes;
Mancha nos dentes, sobretudo nos de trás;
Dificuldade em engolir;
Presença de furinhos;
Inchaço nas gengivas;
Incômodo com alimentos;
Formas de prevenção
Não existe muito mistério, já que a principal forma de prevenção para dentes cariados continua sendo adotar práticas corretas e cotidianas de uma boa higiene bucal, incluindo o cuidado com o canal dentário para evitar a dor de dente canal.
Utilizar o fio dental, uma escovação adequada e até mesmo bochecho com enxaguante bucal agem contra bactérias que podem ficar na boca nos resíduos de alimentos.
Por isso, é fundamental a higienização imediata após cada refeição. O cuidado com a ingestão de açúcar deve ser redobrado, e por isso, dentes cariados são tão frequentes em crianças, as principais fãs (e vítimas) dos doces.
É importante ressaltar que a avaliação clínica de um profissional de odontologia é ainda o principal método para se prevenir e combater a cárie e a dor de dente canal.
Em alguns casos, pode até surgir a desconfiança a respeito da presença da doença, mas ela pode ser confundida com algumas outras, e só mesmo um olhar clínico profissional é capaz de detectá-la e indicar o tratamento correto e conveniente.