A necessidade da colocação de aparelho ortodôntico
Apesar de ser um momento que muitas pessoas tentam evitar, por medo, precaução, receio, vergonha ou até por necessidade financeira, a colocação de aparelho ortodôntico acaba sendo um episódio quase inevitável nas fases de transição das pessoas.
E por mais que elas não enxerguem desta maneira, a colocação de aparelho ortodôntico tem muito a acrescentar na estética e na saúde bucal dos pacientes, que acabam saindo dos tratamento com ortodontista muito mais felizes e satisfeitos do que quando temiam iniciá-lo, devido a receios com dores ou outras situações desagradáveis que acontecem depois da colocação de aparelho de dente.
Mudanças são necessárias no tratamento
O medo que algumas pessoas podem ter da colocação de aparelho ortodôntico é até compreensível, uma vez que existem muitas mudanças drásticas e incômodas que devem ser adotadas na rotina de quem se propõe a colocar um aparelho dentário na boca.
Afinal, além da dor e sensação desagradável presente na boca principalmente na hora da colocação de aparelho ortodôntico, e durante as visitas de manutenção, novos hábitos e cautelas devem ser adotados.
- Cuidado na hora de consumir alimentos mais duros;
- Evitar o consumo de algumas guloseimas queridinhas;
- Atenção redobrada na hora de passar o fio dental;
- Maior tempo para escovação de dente;
- Visita mensal ao dentista durante até anos.
As vantagens da intervenção
A colocação de aparelho ortodôntico transparente, no entanto, deve ser interpretada com bons olhos por aqueles que têm um apreço pelo próprio sorriso, já que é muito difícil que as arcadas ósseas dentárias nasçam com plena perfeição e sem a necessidade de readequações para que se tornem mais bonitas e atraentes.
Além da melhoria da autoestima com dentes alinhados de maneira perfeita, a colocação de aparelho ortodôntico também garante desafios a serem superados na própria saúde odontológica, já que o tratamento dentário em questão promove uma significativa melhora na mordida e na mastigação, bem como na respiração e até mesmo na fala.
Desta forma, com os dentes alinhados e com o desafio cumprido, os pacientes terão muitas histórias para contar e certamente não sairão arrependidos de um pouco de sacrifício em troca de um sorriso melhor.