Informações importantes sobre a cirurgia para tirar dente do siso
A cirurgia para tirar dente do siso deve ser feita apenas quando os dentes terceiros molares não nasceram adequadamente na boca. Ou seja, caso o dente já tenha nascido mas não compromete a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, no ciclo final da mastigação, e sendo assim não precisa ser retirado.
A indicação de retirada do siso se relaciona a:
- Incapacidade da higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com escovas e fio dental;
- Pressão ou afastamento nos dentes vizinhos que acaba gerando riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento harmônico dos dentes;
- Alteração na normalidade da mordida e da fala causada pela presença dos sisos;
- Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" por conta da falta de espaço ou pela má posição dentro dos maxilares;
- Sisos comprometidos por infecção recorrente, como cárie profunda ou doença periodontal de tratamento complexo.
Contraindicações da cirurgia para tirar dente do siso
Não há contraindicações muito rígidas com relação à extração do siso. Porém, pacientes que estejam com a saúde bucal comprometida ou inflamações no local, por exemplo, precisam considerar adiar a cirurgia para tirar dente do siso.
Dependendo da indicação do médico responsável, o paciente também pode optar por outros tratamentos que não a extração do siso para resolver o problema.
Além disso, mulheres em fase de gestação ou pessoas que acabaram de passar por outro tipo de procedimento cirúrgico também precisam adiar a extração dos sisos até que seu quadro esteja completamente neutro.