Cirurgia ortognática classe 1
A cirurgia ortognática classe 1 consiste em um procedimento importante realizado em pessoas que possuem algum tipo de imperfeição óssea na região inferior do rosto, que prejudica os aparelhos funcionais e a composição estética do paciente.
Cerca de 25% a 30% da população mundial sofre com algum tipo de desalinhamento na arcada. Alguns desses casos podem ser solucionados com a cirurgia ortognnática classe 1.
Apesar de ser muito falado como classe ortognática, a Cirurgia ortognática classe 1 trata-se do posicionamento correto da mandíbula e do maxilar.
Quando uma cirurgia ortognática é feita, há o intuito de deixar o rosto do paciente (da classe 2 ou 3) na classe 1, ou seja, na posição correta.
Então, quando ouvir a cirurgia ortognática classe 1, quer dizer um procedimento que tem por objetivo alinhar os maxilares na posição correta, semelhante a cirurgia de bucomaxilo.
As classificações de cirurgia ortognática são:
- Cirurgia Classe I;
- Cirurgia Classe ll;
- Cirurgia Classe lll.
A cirurgia Classe I, consiste no posicionamento correto da arcada dentária e relação saudável entre o maxilar superior e inferior, já a classe ll é caracterizada como a anomalia cujo maxilar superior é situado muito à frente do inferior.
Por fim, a Cirurgia Classe lll é considerada quando o maxilar inferior é posicionado muito mais à frente do que o superior, deixando o aspecto de “queixo grande”.
Importância e cuidados no pós da cirurgia ortognática classe 1
Esse tipo de procedimento é importante para restabelecimento das características funcionais do rosto, oferecendo ótimos resultados à respiração, mordida, mastigação e outras características.
Além disso, melhora a aparência estética do paciente, contribuindo para o bem-estar, qualidade de vida e autoestima, além de problemas que podem precisar de uma cirurgia atm.
Tanto a classe 2 quanto a classe 3 são cirurgias parecidas e que consequentemente possuem cuidados e procedimentos similares.
É importante ressaltar que a cirurgia por si só não é total responsável pelo resultado satisfatório, é necessário medidas e cuidados para complementar o tratamento, tais como:
- Higienização completa e total da boca;
- Se atentar as prescrições médicas;
- Após a cirurgia, ingerir apenas bebidas geladas e alimentos pastosos;
- Evitar esforços físicos;
- Cumprir com o repouso estipulado pelo odontologista.
A recuperação total leva de 50 dias a 4 meses, dependendo sempre de cada paciente e procedimento.
Qual o valor da cirurgia ortognática classe 1?
O valor de uma cirurgia ortognática é acessível, variando de acordo com a necessidade do paciente, tipo de procedimento, processos envolvidos e clínica.
O ideal é agendar uma avaliação profissional da área de ortognatia, para ter as informações mais contundentes, tanto para o decorrer do procedimento quanto para valores, ou a necessidade de outro procedimento como a cirurgia de implante dentário.