Cirurgia mandibular
A aparência física é extremamente importante para as pessoas. Motivo de confiança e autoestima elevada, ela faz com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas.
Mas quando há um problema que prejudique a estética, muitos outros podem surgir, como estresse, depressão, entre outros que têm relação com o psicológico.
Por isso, consultar um médico é sempre muito importante para saber se a saúde está em dia. Outro profissional que deve ter as consultas marcadas na agenda regularmente é o dentista, que pode identificar problemas como a oclusão, que é a famosa mordida torta e uma das causas que modificam a aparência de um indivíduo.
Com o desenvolvimento de técnicas dentro do setor odontológico, existem muitos tratamentos que corrigem a mordida torta, como é o caso da cirurgia mandibular ou a cirurgia buco maxilo facial.
A cirurgia mandibular
A cirurgia mandibular, como é conhecida popularmente a cirurgia ortognática, tem o principal objetivo de melhorar a mordida torta, ou seja, a oclusão, tendo como consequência resultados bastante satisfatórios para a estética do rosto.
Normalmente, a cirurgia mandibular é procurada por indivíduos que apresentam problemas na mandíbula, como a mordida cruzada, que pode ocasionar doenças na boca e a desarmonia facial, assim como as pessoas procuram uma cirurgia de retirada do siso quando estão com dor na região.
Outros tipos de tratamentos podem ser utilizados para a correção da desarmonia facial e oclusão, como é o caso do uso de aparelhos odontológicos, que demandam maior tempo.
Por ser mais rápida, a cirurgia mandibular apresenta muitos benefícios, como:
- As dores da mandíbula desaparecem com a cirurgia mandibular;
- A respiração melhora;
- As funções da fala são melhoradas;
- Facilita a higienização bucal, impedindo que cáries e outros tipos de doenças acometam a boca;
- Harmonia facial.
A cirurgia mandibular, apesar de possuir um caráter totalmente voltado para a estética, é um procedimento funcional, que garante a correção de problemas futuros para os indivíduos que se submetem a ela.
O procedimento
Durando em média de 2h a 4h, a cirurgia mandibular é realizada por um profissional especializado em traumas, como é o caso de cirurgiões dentistas especialistas da região maxilofacial, diferentes daqueles que fariam uma cirurgia para arrancar o siso.
Primeiro, o profissional faz uma análise por meio de vídeo para começar a cirurgia mandibular.
Ela é feita inteiramente dentro da boca e o profissional precisa quebrar o maxilar para poder modificar a sua posição.
Assim, a cirurgia mandibular consegue ser um dos procedimentos mais modernos e eficazes para a correção da famosa mordida torta.