Cirurgia do maxilar inferior
A estética é algo muito importante para grande parte da população, em especial para pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com isso, como é o caso de atores e modelos.
Sempre que algo cause alteração na aparência física, é muito comum ver que essas pessoas acabam se tornando infelizes e com autoestima muito baixa, perdendo a confiança total de saírem na rua para poderem se divertir e curtir o seu tempo.
Um problema relacionado com a aparência física (não só a ela) é o maxilar, que pode alterar a harmonia facial devido a mordida torta (oclusão), além de causar outros problemas que afetem a saúde do ser humano, podendo se tornar necessário uma cirurgia de lifting facial para rejuvelhecer a pele.
Por isso, o recomendado é ir ao dentista para ele solicitar uma cirurgia do maxilar inferior, também conhecida como cirurgia ortognática.
Para quem é indicada a cirurgia do maxilar inferior?
A cirurgia do maxilar inferior pode ser indicada para pessoas que possuem oclusão, entre outros problemas que afetam a estética do rosto, como:
- Sorriso que evidencia a gengiva, pois o crescimento do osso é excessivo;
- Prognatismo, que significa o desenvolvimento das mandíbulas e maxilas em grande escala;
- Desarmonia facial, em que um lado é diferente do outro.
Para realizar a cirurgia do maxilar inferior, o cirurgião dentista irá posicionar os dentes corretamente, fixando placas e parafusos.
Apesar de parecer complicada, a cirurgia do maxilar inferior não deixa marcas e é realizada dentro da boca do paciente, como se fosse uma cirurgia oral menor.
Porém, antes da efetivação da cirurgia do maxilar inferior, o paciente precisa passar por um longo tratamento de um ano e meio, no máximo, que consiste em colocar um aparelho ortodôntico para corrigir a mordida, aumentando as chances de uma recuperação melhor.
O pós-operatório
Os resultados obtidos com a cirurgia do maxilar inferior são realmente muito satisfatórios. Depois de fazê-la, você vai perceber como a mastigação, a respiração e a fala terão as suas funções melhoradas, tendo como consequência uma qualidade de vida mais harmoniosa.
É normal que, depois da cirurgia do maxilar inferior ou de uma cirurgia para extrair dente siso, o dentista peça para que o paciente utilize aparelhos ortodônticos, no intuito de otimizar os resultados que serão vistos depois de um tempo.