Cirurgia dentaria correção
A mordida torta é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Quando não tratada, esse problema pode trazer sérias complicações para o corpo humano, uma vez que a higiene correta é prejudicada.
E quando a limpeza é feita de maneira incorreta, a boca tende a ser a porta de entrada para muitos germes e bactérias, que se alojam nos dentes, provocando dores, inchaços, entre outras infecções mais sérias, como é o caso da cárie e da gengivite.
Sabendo disso, as pessoas devem procurar a correção da mordida torta, também conhecida como oclusão e, para isso, existe uma variedade de cirurgia dentararia correção de mordida torta, como a cirurgia de bucomaxilo.
A principal cirurgia dentaria correção da mordida torta
Como foi visto, a mordida torta pode ser uma dor de cabeça tremenda para qualquer indivíduo e, o quanto mais rápido ela for tratada, mais depressa as chances de surgimento de cáries e outras infecções aparecerem é menor, porém caso necessário pode ser feito uma cirurgia menor em odontologia.
Uma cirurgia dentaria correção de mordida torta que tem ganhado espaço é a cirurgia ortognática, que tem o papel de colocar os maxilares na posição correta.
Com esse procedimento, não apenas a boca fica mais saudável, como a estética do paciente melhora, uma vez que ela tem como consequência a harmonização facial.
De caráter extremamente funcional, a cirurgia dentaria correção do tipo ortognática é indicada para pessoas que tiveram um crescimento excessivo dos ossos da:
- Face;
- Maxilar;
- Mandíbula;
- Nariz.
Não apenas voltado para estética, como muitas pessoas pensam, a cirurgia dentaria correção ortognática promove a qualidade de vida de um indivíduo, garantindo que ele fique longe de problemas, como retração da gengiva, desgaste e artrose na articulação temporomandibular.
Como é feita a cirurgia dentaria correção ortognática?
Antes de fazer a cirurgia dentaria correção do tipo ortognática, é necessário que o paciente faça exames laboratoriais requisitados pelo cirurgião-dentista, que deve ser especialista em traumatologia maxilofacial, assim como é feito no caso de uma cirurgia de extração de siso incluso.
Para a realização da cirurgia dentaria correção ortognática, o profissional vai fazer uma planejamento virtual, que mostra como será o procedimento dentro do centro cirúrgico. Após isso, a forma do maxilar e mandíbula é modificada milimetricamente.
A vantagem da cirurgia dentaria correção ortognática é que ela não deixa nem um tipo de cicatriz no paciente e possui uma recuperação indolor.