O procedimento de cirurgia bucal
A ortodontia é uma das especialidades nas quais a odontologia se dividiu com o objetivo de atender os pacientes de forma mais completa com serviços direcionados as suas necessidades clínicas.
Com o tempo os procedimentos e serviços oferecidos por essa especialização se tornaram cada vez mais modernos e atualmente é possível restaurar a condição estética do paciente odontológico recuperando características que ele perdeu ou até mesmo funções básicas importantes atingidas por algum acidente.
A cirurgia bucal corrige falhas na cavidade da boca, normalmente causadas por lesões ou doenças, assim como a cirurgia buco maxilo corrigi problemas relacionados ao maxilar e sua formação.
Com a possibilidade de recuperar a condição estética do seu sorriso, o paciente recupera também sua autoestima.
Quando realizar uma cirurgia bucal
Somente um profissional especializado pode dizer o momento ideal de realizar uma cirurgia bucal de acordo com as necessidades do paciente odontológico.
É importante que o paciente procure ajuda profissional para identificar se o seu problema necessita desse tipo de solução, muitas vezes trata-se de um caso que se resolver apenas com o uso de aparelho ortodôntico e não precisa de algo tão invasivo.
Sendo assim, dentes desalinhados, tortos ou desnivelados por exemplo podem ser corrigidos com o uso de aparelhos, já problemas de lesão, fratura, doenças, entre outros precisam de uma cirurgia bucal, o especialista vai avaliar o paciente e indicar a melhor forma de seguir com o tratamento, como uma cirurgia dente siso.
Embora o paciente odontológico tenha a possibilidade de corrigir falhas através de uma cirurgia bucal, esse procedimento é muito invasivo e não é recomendado para qualquer situação. É indicado, por exemplo, para casos como:
- Acidentes;
- Lesões;
- Doenças;
- Má formação óssea.
Quando o paciente odontológico possui dentes desalinhados, desnivelados, tortos ou com outros problemas menos graves, é indicados que corrija utilizando algum modelo de aparelho ortodôntico.
Em caso de dúvida um profissional especializado pode indicar a melhor forma de cuidar e tratar do problema de um jeito adequado. Porém a preferência é por resolver pelo método menos invasivo possível.
Especialidades odontológicas para tratar dos pacientes
Os pacientes odontológicos contam com vários serviços desenvolvidos por diversas especialidades nas quais o setor da odontologia se dividiu com o objetivo de fornecer um atendimento mais completo para as pessoas.
Essas divisões criaram uma assistência direcionada em função das necessidades e demandas clínicas de cada um como qando for necessário uma cirurgia crânio maxilo facial, proporcionando uma ótima condição para a saúde bucal.