Aparelho ortodôntico
Ortodontia é o ramo da Odontologia que trata da posição correta dos dentes e de como chegar até ela, sendo por meio do aparelho ortodôntico
Um ortodontista realiza exames, laboratoriais e radiológicos, percebe o lugar atual dos dentes, estipula o posicionamento correto para se alcançar determinado resultado em funções como:
- Mastigar;
- Respirar;
- Falar
- Entre outros.
Por fim ele irá indicar ao dentista o que fazer para isso ou define isso em conjunto com ele o melhor caminho para o tratamento.
O ortodontista é um profissional especializado, e o trabalho do dentista deve muito a ele. O ortodontista trabalha sozinho ou em equipe, mas seu trabalho serve sempre como base para operações posteriores, mesmo cirúrgicas.
O aparelho ortodôntico é como chamamos todo aparelho que serve para reposicionar os dentes. Esse aparelho pode ser externo ou interno, e de certa forma um aparelho para reconduzir o maxilar inferior (a mandíbula) também é um aparelho ortodôntico.
Mas os aparelhos ortodônticos principais são mesmo os aparelhos dentários comuns.
Eles aparecem sob diversos tipos, passando pelos fixos, móveis, transparentes, invisíveis, autoligados, linguais, e assim por diante. Um aparelho ortodôntico pode ser discreto ou bastante aparente, mas sua função é a de corrigir os dentes.
Ou seja, um aparelho bom é necessariamente esse que cumpre sua função. O resto é vantagem.
É simples a contratação de um aparelho ortodôntico?
Os aparelhos aparecem na sociedade como formas de melhorar as funções e a aparência das pessoas. Uma contratação de aparelho acontece quando isso se torna necessário.
Mas, com o passar do tempo, as demandas por sorrisos cada vez mais bonitos aumentaram, e hoje existem aparelhos para detalhes, que antes não eram tão valorizados.
Um aparelho invisível, por exemplo, corrige aspectos bem pequenos e oferece vantagens aparentes que antes não seriam sequer imaginadas.
Um aparelho ortodôntico básico é relativamente barato e corrige quase todo evento inadequado nos dentes e ao ser contratado, pode exigir operações cirúrgicas.
Um aparelho ortodôntico móvel pode não exigir tanto trabalho quanto um fixo e os aparelhos mais recentes incomodam muito pouco, e apresentam resultado em pouco tempo.
O aparelho ortodôntico ideal só surge após exames?
O dentista não tem uma bola de cristal para saber exatamente qual é o seu caso. Não se consegue saber se o seu dente fora do lugar deve ser mexido ou retirado antes de verificar a estrutura óssea e o posicionamento ideal para os dentes.
Ou seja, o aparelho só pode ser cogitado depois de verificar o real estado das arcadas, por meio de exames.