O que saber a respeito do aparelho dentário
O aparelho dentário tem como principal função melhorar as funções básicas de mastigação, fala, respiração, além de corrigir os dentes, tornando o sorriso mais harmônico e melhorando a sua estética.
A escolha da técnica, do tipo de aparelho dentário e da qualificação do cirurgião dentista são muito importantes, esses aparelhos podendo ser:
- Aparelho fixo;
- Aparelho transparente;
- Aparelho móvel;
- Entre outros.
É preciso escolher um bom profissional para que o procedimento seja realizado de forma adequada, atendendo às necessidades de cada paciente e oferecendo resultados satisfatórios.
Quais são os tipos de aparelho dentário
É possível encontrar diferentes tipos de aparelho dentário, entre eles:
Preventivos: tem como finalidade evitar a má oclusão, resultado da falta de encaixe entre a arcada dentária superior e inferior, prejudicando o desenvolvimento dos dentes.
Interceptativos: utilizado para interromper processos de má oclusão de forma a evitar problemas mais graves.
Corretivos: o seu uso está relacionado em tratar a má oclusão, por meio do uso de aparelho dentário;
Pré protético: visa a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses e implantes;
Orto cirúrgicos: utilizado nos casos em que o paciente apresenta problemas mais sérios relacionados à alteração na base óssea.
Somente após a avaliação de um profissional é possível saber o tipo de aparelho dentário mais indicado para cada caso. O uso de aparelho dentário requer maiores cuidados com a higiene bucal e visitas regulares ao dentista.
Em que situações é indicado o uso de aparelho
O aparelho dentário pode ser utilizado por pessoas de todas as idades para a correção e alinhamento dos dentes. A duração do tratamento varia de acordo com a complexidade apresentada pelo paciente.
As restrições para o uso de aparelho dentário está relacionado às condições do tecido do osso de suporte já que o dentes está ligado ao tecido ósseo e da gengiva. Assim, a presença de periodontite pode ocasionar problemas durante o seu uso.
Como dito anteriormente, somente após a avaliação de um profissional será possível saber se há ou não a necessidade do uso de aparelho. Em alguns casos, é preciso realizar alguns exames complementares (como por exemplo, radiografias) para um melhor diagnóstico e planejamento.