Aparelho de dente transparente: tratamentos ortodônticos estéticos
Os tratamentos ortodônticos estéticos surgiram para atender as demandas de um público cada vez mais exigente e preocupado com a sua imagem. Sendo assim, algumas modalidades contam com o uso do aparelho estético ou aparelho invisível.
Vale ressaltar que o aparelho estético, conhecido como aparelho de dente transparente, e o aparelho invisível são tipos de aparelhos ortodônticos distintos.
O aparelho de dente transparente é uma versão para quem não gosta da aparência do aparelho fixo tradicional, que apresenta um visual metálico.
Sua aparência mais discreta é dada pelo fato de que o aparelho de dente transparente utiliza materiais como policarbonato, porcelana ou safira, que possuem a cor mais parecida com a dos dentes.
Já os aparelhos invisíveis, estes se assemelham com uma placa utilizada por pessoas com bruxismo, de modo que seu uso é mais indicado para casos de correção mais brandos. São formados por finas películas translúcidas e não são fixas.
Por que escolher o aparelho de dente transparente para ajudar a corrigir seus dentes?
O uso de aparelhos fixos era comumente visto na boca de jovens. Recentemente esse paradigma sofreu alterações, de modo que muitos adultos passaram a fazer uso desse tipo de correção.
Por conta dessa demanda, a ortodontia desenvolveu formas mais eficientes e visualmente mais atrativas e discretas, como o aparelho de dente transparente.
Sendo assim, essa forma de tratamento é mais vantajosa pois, conseguem conciliar tratamento, beleza e conforto, e é feito com material mais leve e machucam menos o usuário, quando comparado com as formas tradicionais que utilizam o metal.
Os materiais empregados são:
- Porcelana;
- Safira;
- Policarbonato.
Essas cores se assemelham mais a cor natural dos dentes e são formas removíveis, de modo que facilitam a limpeza dos dentes e também do aparelho de dente invisível.
Quais são os cuidados que devem ser tomados com o aparelho de dente transparente?
Os cuidados com o aparelho de dente transparente devem ser adotados para que ele não fique amarelado, principalmente os que são feitos de policarbonato.
A alimentação é o principal agente que contribui para a alteração da cor do aparelho e, por isso, é nela que devem se concentrar as maiores cautelas.
Sendo assim, deve-se evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados ricos em corantes e também bebidas como café e vinho tinto. A escovação e higienização devem ocorrer com cuidado redobrado.
Outro importante aspecto é o fato de que os materiais utilizado na fabricação do aparelho de dente transparente são mais frágeis. Por isso, alimentos muito duros e crocantes devem ser consumidos com ponderação.